Análise ocorreu entre os dias 17 e 20 de março. Resultado demonstra transparência e comprometimento na gestão do Conselho Federal

Apresentação do relatório da Comissão Especial ocorreu durante o Conselho Pleno do CFESS (foto: Rafael Werkema/CFESS)

Na última sexta-feira (20/3), O CFESS recebeu parecer favorável da Comissão Especial, que analisou o Relatório Anual de Gestão e a Prestação Anual de Contas de 2014.

Formada por assistentes sociais que integram as gestões dos CRESS, a Comissão funciona como uma espécie de auditoria interna, na qual os Regionais, por meio de representantes de um CRESS de cada região do país, verificam se os investimentos e gastos realizados pelo CFESS em 2014 condizem com o planejamento elaborado e com o que foi deliberado pelo Encontro Nacional do Conjunto.

No parecer, a Comissão considerou satisfatórias os investimentos e as ações do CFESS, afirmando que as expetativas do Conjunto foram atingidas, principalmente no que diz à realização e à participação política em eventos nacionais e internacionais. O documento destacou positivamente também o espaço físico do CFESS, o acesso a recursos tecnológicos e o comprometimento no investimento de quase 92% da verba prevista na proposta orçamentária.

“É muito importante participarmos desse processo de apreciação das contas do CFESS, pois por meio dele podemos comprovar a transparência das ações da entidade e o compromisso com a categoria”, ressaltou a conselheira do CRESS-MS e integrante da Comissão Especial, Lesly Ledesma. Ela destacou também a utilização de uma média de 89,22% dos recursos financeiros pelas comissões, o que demonstra a assertividade do planejamento da entidade.

Além de Lesly, compuseram a Comissão Especial o conselheiro Nelson Felix Neto (CRESS-RJ) e as conselheiras Jovelina Campos (CRESS-AC), Helena Brandão (CRESS-SC) e Daniella Cruz (CRESS-RN).

Para o presidente do CFESS, Maurílio Matos, a Comissão não só analisa números, mas sim um conjunto de ações numa perspectiva ética, política e administrativo-financeira, seguindo os princípios democráticos do projeto profissional da categoria.

"A comissão especial constitui-se numa experiência pedagógica e política muito rica. Os CRESS, ao avaliarem as contas do CFESS, têm acesso democrático ao Conselho Assim, essa experiência retroalimenta uma concepção onde o compromisso administrativo não se dissocia da democracia", finalizou.

Para saber mais

Prevista no artigo 29, seção 6 do Estatuto do Conjunto CFESS-CRESS, a Comissão Especial tem a função de apreciar e emitir parecer sobre a prestação de contas do CFESS. Durante três dias, cinco integrantes das direções dos CRESS, sendo uma pessoa de cada região brasileira, se reúnem na sede do CFESS, em Brasília (DF) uma vez por ano.

O CFESS, como autarquia federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional de assistente social no Brasil, em conjunto com os CRESS, é fiscalizado também pelo Tribunal de Contas da União.

Em breve, o Relatório Anual de Gestão de 2014 estará disponível no site do CFESS.

FONTE: CFESS