No período de 15 a 17 de fevereiro de 2016 estiveram reunidos/as no auditório do Edifício Sky Platinum Office, na cidade de Manaus-AM, representantes do Cress RO 23ª Região e de outros Conselhos para participar do II Fórum das COFIs da Região Norte. Na oportunidade, estiveram presentes os seguintes representantes de seus Conselhos Federais:

• Psicologia - Srª Ludiane Silva Psicóloga, Agente Fiscal;
  • Enfermagem -  Sraª Geam Soares, Conselheira;
  • Odontologia - Srª Cleise Rocha, Agente Fiscal;
  • Educação Fisica - Srª Carolina Soares, Agente Fiscal;
  • Administração-  Sr. Orlando Cruas, Conselheiro Diretor e Keila, Agente fiscal;
  • Contabilidade - Sr. Clebsom Monteiro e Maria, Agentes Fiscais;
  • Engenharia e Agronomia - Srº Francisco Conselheiro, Diretor e Srº Amadeu Agente, Fiscal.

Serviço Social CRESS’s presentes:

• A organizadora do evento CRESS 15ª/AM e Seccional RR, suas 05 agentes fiscais e conselheiras;
  • CRESS 25ª Região/TO representado pela agente fiscal Sandra Leitão;
  • CRESS 23ª Região/RO representado por: Srª Rita Maria Andrade, Conselheira segunda tesoureira/membro da COFI e Maria das Graças Augustin, Agente Fiscal.

Maria das Graças Augustin A agente fiscal do CRESS 23ª Região/RO, participou como expositora das Mesas:

1. Problemáticas enfrentadas no exercício da fiscalização: Procedimentos adotados pelos CRESS’s da Região Norte.
  2. Como Representante dos CRESS’s da Região Norte do Grupo de Trabalho-GT, explanou sobre a Reformulação dos Instrumentais (Formulário de Visita de Fiscalização, Termo de Visitada e Relatório de Averiguação de Irregularidade) que estão sendo reformulados pelos representantes de todas as regiões do país em Brasília.

Além dos temas debatidos acima citado, foi discutido também, a atuação do Assistente Social enquanto Responsável Técnico (Anotação de Responsabilidade Técnica – ART) e; A obrigatoriedade de inscrição no CRESS para assistente social que atue nos cargos de coordenação e direção nas politicas de assistência social.

“Estes momentos são de fundamental importância para o bom desempenho e funcionamento dos trabalhos das/os agentes fiscais e, conhecer como funciona nos demais conselho é sensacional, podemos vê que as angústias são as mesmas, seja, qual for a profissão, costumo dizer só muda a sigla os problemas são os mesmos”.

Graça Augustin
 Agente Fiscal