Acessibilidade

A- A A+
 cursoAlcool
 
 
Início do Curso: 25/07/2016
Término do Curso: 07/11/2016
 
Módulos
 
Módulo 1 Drogas e Sociedade
 
O fenômeno do uso de drogas e o cuidado ao usuário de drogas sob a ótica da complexidade e a representação social do uso, do usuário e do cuidado. O uso de drogas na sociedade. Os aspectos múltiplos dos usos de drogas psicoativas na história. Complexidade do fenômeno do uso de drogas e do cuidado ao usuário de drogas. Representação social do uso de drogas e do usuário na sociedade e a complexidade do cuidado.
 
15 horas
 
Módulo 2 - Políticas de Saúde Mental e Direitos Humanos
 
Paradigmas na abordagem do uso de álcool e outras drogas. Reforma Sanitária e Reforma Psiquiátrica. Bases da Política e Legislação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas no Brasil. Direitos Humanos.
 
15 horas
 
Módulo 3 - Atenção Psicossocial e Cuidado
 
Conceito de Rede e Território. Organização competências, responsabilidades e singularidades dos Pontos de Atenção da Rede de Atenção Psicossocial. Articulações setoriais.
 
15 horas
 
Módulo 4 - Organização dos serviços para garantir acesso e promover vinculação do usuário de drogas
 
Organização de processo de trabalho na perspectiva de uma atuação interdisciplinar e intersetorial para uma abordagem integral do sujeito, buscando qualificar acesso e vinculação, em rede.
 
15 horas
 
Módulo 5 - Processo de trabalho nos serviços de atenção a usuários de álcool e outras drogas
 
Compreensão de multi, inter e transdisciplinaridade. Conceito de núcleo e campo. Trabalho em equipe como produção coletiva. Dispositivos clínicos no campo da Atenção Psicossocial: conceituação de clínica e de Atenção Psicossocial; centralidade do usuário; projeto terapêutico singular; acolhimento; organização da dinâmica de atividades.
 
15 horas
 
Módulo 6 - Recursos e estratégias do cuidado
 
Conceito e formulação do Projeto Terapêutico Singular; Relação família e usuário de drogas na RAPS; e Estratégias de Redução de Danos.
 
30 horas
 
Módulo - 7 Singularidades do cuidado na Rede de Atenção Psicossocial
 
Manejo da crise em Álcool e Outras Drogas: abstinência; intoxicação aguda; agitação psicomotora; comportamento desorganizado; risco de agressividade. Comportamento suicida. Cuidado a pessoas em conflito com a lei. Situações limites.
 
15 horas
 
 
 

Rua do Estanho, n° 4355Cj. Marechal Rondon - Bairro: Flodoaldo Pontes Pinto Porto Velho - RO CEP: 76.820-706
Fone: (69) 3221-7636 Whatsapp : (69) 99985-5476 Email: cressro23@gmail.com Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 12h às 18h.

Copyright © 2013-2015. www.cress-ro.org.br. Todos os direitos reservados.