logoCRESS

PRIMEIRO ENCONTRO COM OS PROFISSIONAIS QUE REPRESENTAM O CRESS.

No dia 25 de janeiro de 2019, foi realizado o primeiro encontro com os profissionais que representam o CRESS nos conselhos de direitos e os que auxiliam a gestão atual participando das comissões. A vice presidente em exercício a conselheira Noeme Ribeiro de Assis Lemos, fez a acolhida aos participantes, falou da importância de recebê-los na sede do CRESS/RO, pontuou as dificuldades que a gestão encontra devido a não participação dos profissionais nos eventos realizados pelo conselho, finalizou ressaltando a alegria deles aceitarem o convite e se fazerem presente.

A conselheira Auricélia Cavalcante Santos, membro da COFI, falou dos eventos que a comissão realizará e dentre elas as rodas de conversas o qual será logo após, a apresentação do Cine CRESS/RO, ainda presente as Conselheiras Erotides Leite dos Santos Silva, Cleide Marculino Medeiros e a atual Coordenadora da COFI Tânia Guedes.

Assim foi repassada a palavra aos participantes representantes do CRESS nos conselhos de direitos. Antônia Matos assistente social e representante do CRESS no Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescentes CMDCA, destacou sua recente atuação colocou a importância da representação e o aprendizado adquirido nesses três meses. A Jéssica Ferreira, assistente social e representante do CRESS no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM/RO, falou de sua atuação e da importância de se ter essa representação nos conselhos de direitos, falou das dificuldades, mas tem consciência da representação.

Estava presente Rosirene Calaça, assistente social e  representante do CRESS no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa - CEDPI/RO, disse que o conselho está em recesso só retornando em março.

Após todos as trocas de experiências, a conselheira Cleide Marculino e atual Coordenadora da comissão de Ética e Direitos Humanos, falou sobre o projeto do Cine CRESS/RO, onde  pontuou a importância deste projeto para atual  gestão do CRESS 2017-2020 - Unidos Pela Igualdade, uma vez que se faz necessário entre todos os profissionais de serviço social.

Nesta ocasião foi lançado o primeiro  Cine CRESS-RO, o qual possibilitou, um debate sobre temas ligados ao Serviço Social por meio do cinema. No primeiro evento do "Cine CRESS/RO. exibiu o filme “O Valor de um Homem”, sobre a temática Ética, Realidade Profissional e Sociedade. A exibição foi seguida de debate com os/as profissionais, houve a participação de bacharéis e acadêmicos. Neste debate, possibilitou a reflexão mostrando a ética, como assunto de extrema importância tanto para o assistente social como para outros profissionais, e ainda assume grande papel na vida da sociedade. É um pouco complicado entender a ética; trata-se da consciência moral, está diretamente ligada ao comportamento e ao modo de agir em sociedade; é regada por boa índole, boa conduta, pela justiça. Para a profissão e ímpar o nosso Código de Ética do Assistente Social, direciona a atuação do profissional; se não houvesse este código, seria muito difícil encontrar um equilíbrio no agir profissional, pois cada pessoa e cada sociedade têm diferentes compreensões quanto à ética.

Lembrando do lanche partilhado com direto a pipoca, bolo, café e refrigerante. O Cine CRESS/RO, será voltado para assistentes sociais, acadêmicos de Serviço Social e a comunidade no geral, em breve anunciaremos o próximo Cine CRESS/RO.

Primeiro encontro 2019