Acessibilidade

A- A A+

 

CFESS lança manifesto em defesa do SUS e da Seguridade Social

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde (7/4), documento reafirma a importância de se defender políticas sociais para enfrentar a pandemia da Covid-19

1ArteMateriaCfessManifesta7Saude.jpg

(arte: Rafael Werkema/CFESS)

Na próxima semana será celebrado o Dia Mundial da Saúde (7/4). Mais do que nunca, nesta conjuntura, é preciso reafirmar a defesa da saúde pública e estatal, como direito de todos/as e dever do Estado.

 

Em 2020, a data coincide mundialmente com a Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e explicita a centralidade da luta em defesa da saúde pública e do SUS para todos/as.

 

“É cada vez mais evidente que a saúde é resultado das nossas condições de vida e trabalho, determinada socialmente. A saúde de uma pessoa, família ou grupo repercute em toda a sociedade e não pode ser tratada de forma individual nem privada, exigindo um conjunto de propostas e saídas coletivas no âmbito de políticas públicas”, diz trecho do CFESS Manifesta divulgado hoje sobre o tema.

 

O documento elenca algumas das bandeiras de luta da categoria de assistentes sociais (e de outros/as profissionais da saúde) na perspectiva de fortalecimento da política de saúde para enfrentamento da Covid-19.

 

Fortalecimento dos princípios do SUS, manutenção do isolamento social para assegurar a vida da população e a redução da transmissão da Covid-19 e proteção dos/as trabalhadores/as que atuam no atendimento aos/às usuários/as das políticas públicas e todos/as aqueles que necessitam estar nas vias públicas para os serviços essenciais, com a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são algumas dessas bandeiras.

 

O CFESS Manifesta também chama a atenção para a mobilização programada para o dia 7/4, às 20h30, quando as pessoas irão para a janela fazer uma saudação a profissionais que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus, inclusive assistentes sociais!

 

Leia o CFESS Manifesta alusivo ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril)

 

Fonte: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1683

Rua do Estanho, n° 4355Cj. Marechal Rondon - Bairro: Flodoaldo Pontes Pinto Porto Velho - RO CEP: 76.820-706
Fone: (69) 3221-7636 Whatsapp : (69) 99985-5476 Email: cressro23@gmail.com Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 12h às 18h.

Copyright © 2013-2015. www.cress-ro.org.br. Todos os direitos reservados.