Coordenadora: Auricélia Cavalcante Santos
Membro: Tania Guedes de Oliveira
Membro: Tassia Aparecida Alves Santana
A Política Nacional de Fiscalização (Resolução CFESS 512/2007) exige do CRESS a constituição e manutenção da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) que deve ser composta por conselheiros, agentes fiscais (assistentes sociais do quadro de empregados do CRESS) e assistentes sociais da base, em situação regular com o Conselho.
A COFI (Comissão de Orientação e Fiscalização) é uma comissão regimental que tem como função principal orientar e fiscalizar o exercício profissional de assistentes sociais. A COFI/RO é formada pela coordenadora Orquídela Monteiro de Souza e pela agente fiscal Maria das Graça S. C. Augustin. Sua ação fiscalizadora, de acordo com a Política Nacional de Fiscalização, está pautada pela dimensão preventiva, político-pedagógica e normativa. A finalidade é assegurar a defesa do espaço profissional e garantir a qualidade de atendimento aos usuários do Serviço Social.
A COFI realiza reuniões semanais, no âmbito da sede, para discutir as situações e os encaminhamentos a serem dados a partir das situações que chegam ao conhecimento do CRESS, relativas ao exercício profissional e possíveis irregularidades a ele relacionadas.
Mensalmente, são realizadas reuniões ampliadas da COFI, onde conselheiros, agentes fiscais e assistentes sociais de base e da sede, discutem as diretrizes das ações de orientação e fiscalização no âmbito do estado de Rondônia, a partir da realidade encontrada no trabalho cotidiano da COFI.